sábado, 19 de março de 2011

HOMENAGEM!!!

 

plaquinhalilas

O dia do artesão foi instituído no mesmo dia em que se festeja o dia de São José, o mais famoso “carpinteiro”, o dia do artesão surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades país a fora.

Esta comemoração é importante para mostrar que o artesanato deixou de ser apenas terapia, para se tornar instrumento de geração de renda e inclusão social, já que o segmento entendeu que só tem a lucrar com a profissionalização.

Os artesão são, antes de tudo, artistas operários, que participam de todo o processo do trabalho, até da comercialização, cujo resultado será para manter a si e a sua família.

O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer e no material empregado em cada época e região. Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações.

Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado patrimônio cultural. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar e de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.

dia do artesão

PARABÉNS À TODOS NÓS, QUE COM MUITO ORGULHO EXECUTAMOS NOSSOS TRABALHOS À MÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA ORAÇÃO.

"Deus,permita que eu possa ver os pontos,até o dia da minha morte.E quando eu cortar a linha pela ultima vez,e guardar as minhas agulhas e tesouras,que o trabablho feito por mim permaneça para que outras pessoas possam saber o prazer que conheci, senhor, nos dons que vós me destes."

Amém!!