quarta-feira, 6 de abril de 2011

TERAPIA DO ELOGIO
Ninita Lucena

Contemplando o mundo de meu Deus, pude detectar o quando nós humanos estamos vivendo na falta. Falta de um carinho, falta de um abraço e, especialmente, falta de um elogio.

O elogio é algo mágico capaz de fornecer energia para a ação, tem poder de transformação, possibilita um novo auto-olhar, trocando as cores das lentes dos óculos escuros por lentes coloridas que possibilitem mais vida.

Nesse mundo supersônico as pessoas quase não param em direção ao outro e nem em direção a si. Todos vão sendo engolidos pelo ativismo exacerbado. Maridos não se voltam mais para as suas esposas elogiando a comidinha gostosa, o cuidar dos filhos, o seu trabalho e suas produções, mesmo tendo de conciliar o papel de dona de casa ao de profissional. O tempo não dá tempo e a luta pela sobrevivência é prioritária. Às vezes não se lembram nem dos dias especiais como datas comemorativas. São pequenas coisas, simples elogios, mínimas atenções que podem salvar casamentos, propiciar mais saúde e felicidade. Mulheres esqueceram que no elogio está talvez o segredo da conquista, o jeitinho de ter o marido ao seu lado feliz e comprometido, proporcionando felicidade aos familiares. È uma arma poderosa, irresistível que fica muitas vezes sem uso.

Avançando mais ainda no descaso da falta de elogios, pode-se sentir também o descaso com relação aos pais e filhos. Os filhos são muitas vezes visualizados pelos seus deslizes, sem uma palavra elogiosa por parte dos pais. São filhos insatisfeitos que vão buscar “satisfação” em outras pessoas e coisas muitas vezes prejudiciais à vida. Um carinho elogioso pode ser extremamente eficiente na formação da criança, do jovem, elevando a estima em todas as direções. Os filhos não percebem o cuidado que os pais lhes dispensam, considera-os fora de tempo, falando outra língua. E ninguém se entende.

Na área profissional há uma defasagem de reconhecimento, de elogios que poderiam estimular o outro a fazer cada vez mais e melhor.

No contexto social, de uma forma geral, a arma poderosa que é o elogio, vai ficando fora de uso. O elogia é uma arma, um instrumento de cura contra a baixa estima, a timidez, as fobias e até as drogas. Sem ser psicólogo, psiquiatra, psicanalista, todos podem usar a terapia do elogio. Não precisa formação acadêmica. Precisa posicionamento, treino, amor e querer. A partir daí é só ver para crer.

Jamais se deve confundir um elogio sincero com bajulação. Elogiar é se sentir aberto aos sentimentos gratificantes, as necessidades do outro, é ter empatia fazendo com o outro o que deseja para si.

Suscito os amigos ao treino da efetivação do ato de elogiar, podendo, então, observar os resultados. Caso não possa dar uma palavra de estímulo é melhor calar. Agradecem o coração e os sentimentos. Boa sorte!

DEUS NÃO DESISTE

Você já se deu conta de que Deus nunca desiste?

Se ainda não havia percebido, observe o mundo ao seu redor.

Se você amanhece triste, Deus lhe oferece o canto dos pássaros, antes mesmo do amanhecer, pois seu canto sonoro se faz ouvir quando a noite ainda não se despediu por completo.

Se você se sente só no mundo, Deus lhe acena com inúmeras oportunidades de conhecer pessoas e fazer novas amizades, desfazendo essa sensação de abandono.

Deus nunca desiste...

Para aqueles que não gostam dos dias chuvosos, o criador enfeita as folhas verdes com pequenas gotas brilhantes, como querendo mostrar que a chuva tem seus encantos e belezas.

Para quem não gosta dos dias quentes, Deus oferece o espetáculo dos insetos alados, em graciosa  dança, a dizer que o verão tem sua graça.

Deus nunca desiste...

Aos seus filhos que não apreciam os dias frios do inverno, Deus mostra as noites mais limpas e cravejadas de estrelas e os dias de céu mais azul, de todas as estações.

Deus nunca desiste...

Se você ainda hão havia percebido essa realidade, comece a olhar ao seu redor. Há muitos motivos para você acreditar que o criador está sempre fazendo o máximo para que você perceba seu empenho.

Só no dia de hoje, quantas mostras da ação de Deus não se podem contemplar?!

Se, para você, o dia parece inútil, as situações sem graça e os problemas sem possibilidade de solução, pare e observe melhor.

Você notará uma árvore lhe oferecendo sombra, uma flor lhe dando perfume, um pássaro cantando para você, uma borboleta lhe convidando a bailar..., porque Deus nunca desiste.

Ainda que a morte se apresente como vencedora da vida...
Mesmo que se diga o ponto final da relação de amor que nos une a outros seres...

Ainda que se proclame devastadora de sentimentos e capaz de aniquilar sonhos...

Não se deixe levar por essa farsante cruel...

Porque do outro lado do túmulo a morte será desmascarada, porque Deus nunca desiste... e a vida segue estuante.

O Criador tem planos de felicidade para você...

E jamais desistirá, enquanto você não tomar posse dessa herança que lhe foi destinada.

Essa herança está depositada no íntimo de cada um de nós, e mesmo que os milênios se escoem, que nos pareça que jamais a conquistaremos, um dia a felicidade será realidade...

Deus nunca desiste...

Ainda que no dia de hoje você não tenha nenhuma conquista significante, que a tristeza lhe ronde as horas, que a alegria pareça distante e a esperança esteja de férias... Deus não desiste.

Quando o hoje partir e nada mais restar de suas horas, Deus lhe acenará com um novo dia, e novas oportunidades surgirão para que você dê mais um passo na direção da felicidade efetiva.

E se esta existência não for suficiente para você atingir a felicidade suprema, ainda assim Deus não desistirá...

Uma nova oportunidade irá surgir... uma nova existência lhe será oferecida... E novamente teremos a prova de que Deus não desiste.

E se Deus não desiste é porque ele ama cada filho seu...

E se assim é, porque você, que é herdeiro desse pai amoroso e bom, irá desistir?

Pense nisso e observe os acenos divinos em cada convite da vida para que você jamais deixe de caminhar na direção da luz.

...Porque Deus, Deus nunca desiste.

Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita

Estou muito triste!

 

Amigas, ontem perdi um grande amigo…meu cachorro que convivia comigo a 7 anos, ele adquiriu uma doença que nenhum veterinário conseguiu diagnosticar, levei em vários!!!

Não sei vocês em relação homem x animal, pois sou um caso sério, meu marido briga demais comigo, diz que tenho que aprender separar meus sentimentos em relação a bichos, pois sofro demais nessas horas. E coisa difícil!!!

Mensagem!

 

NUM DIA COMO O DE HOJE
Elio Mollo

Num dia como o de hoje,
Posso me fincar na nostalgia
ou agradecer a Deus,
por me oferecer um novo dia.


Num dia como o de hoje,
Posso dos sonhos desistir
ou em novos projetos investir.

Num dia como o de hoje,
Posso no caminho escorregar,
porém, uma lição de vida,
poderei essa queda considerar.


Num dia como o de hoje,
Pessimista posso ficar
ou em prol da felicidade lutar.


Num dia como o de hoje,
Posso fazer o tempo estagnar
ou com a caridade lidar.


Num dia como o de hoje,
Posso me isolar
ou a amizade semear.


Em todos os dias que surgem...
Posso estancar, conformar, permanecer...
mas também, tenho condições
de aprender, trabalhar, transformar,
para espiritualmente crescer.

domingo, 3 de abril de 2011

Para minhas amigas!

 

bom_dia_046

INSÔNIA!


Significado:Caracteriza-se pela falta de sono ou por uma dificuldade prolongada para adormecer!!!

Isso mesmo minhas amigas,ontem meu dia ia normalzinho, até que meu marido liga, dizendo que capotou com um carro do curso que ele estava instruindo,graças a Deus ele saiu ileso, mas o carro...não sei que bicho vai dar!!! Não demorou muito para meu filho entrar em casa dizendo que haviam levado o celular dele,o que mais me faltava? pensei: vou pra cama, me cubro até a cabeça e só saio daqui quando for o outro dia, pois não precisava de mais nada, não é mesmo? Porém, cadê o sono?alguém encontrou ele perdido por aí? INSÔNIA!!! buá! precisava dormir e nada! fui fechar meus olhinhos lá pelas 04:00hs, e meu marido iria levantar as 06:00 para trabalhar, resultado: estou mortinha de sono e tenho que aguentar! ó vida!! 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA ORAÇÃO.

"Deus,permita que eu possa ver os pontos,até o dia da minha morte.E quando eu cortar a linha pela ultima vez,e guardar as minhas agulhas e tesouras,que o trabablho feito por mim permaneça para que outras pessoas possam saber o prazer que conheci, senhor, nos dons que vós me destes."

Amém!!