sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DO PONTO CRUZ

Ponto Cruz

Para quem não sabe, a arte de bordar Ponto cruz surgiu na idade média e espalhou-se na Europa, Estados Unidos e Inglaterra.
Era para as mulheres da época a única escola, e lhes permitia aprender esta linda arte.
A técnica de fazer ponto cruz é muito simples, na verdade é um fio de linha para bordado passando sobre o outro formando uma cruz.
Determinar a data exata do surgimento e quem teve esta idéia de ponto cruz é muito difícil. Estudiosos dizem que ele já existia em tempos muito antigos, quando o ser humano descobriu as maravilhas que se podia criar com apenas um fio de linha.
Os primeiros trabalhos parecidos com o ponto cruz foram encontrados por pesquisadores na Ásia Central cerca de 850 a.C.. Na idade média na Europa, a aparência do ponto cruz ainda era muito rudimentar, inspirada nos brasões de família.
Já no período do Renascimento, o ponto cruz espalhou-se na Europa como símbolo da educação. Os momogramas eram usados de mãe para filha para alfabetização.
Com o desenvolvimento desta técnica, o ponto cruz ganhou ares de decoração, graças à igreja Católica.
No século 16 os bordados eram feitos com fios de seda ou de lã. Nesta época também surgiram os primeiros esquemas impressos na Alemanha e Itália, para serem vendidos na Europa.
Somente no século seguinte, viajantes  descobriram matérias primas nas colônias, pigmentos foram levados do Oriente e das Américas para a Europa e graças a eles, uma futura gama de cores se tornará possível.
O resultado deste ponto mais parece uma pintura do que um bordado. É maravilhoso!
Essa é uma arte relaxante e que exercita a paciência.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSA ORAÇÃO.

"Deus,permita que eu possa ver os pontos,até o dia da minha morte.E quando eu cortar a linha pela ultima vez,e guardar as minhas agulhas e tesouras,que o trabablho feito por mim permaneça para que outras pessoas possam saber o prazer que conheci, senhor, nos dons que vós me destes."

Amém!!